A saúde intestinal é essencial para uma vida equilibrada, por isso é muito importante se atentar a hábitos alimentares saudáveis com refeições ricas em fibra que ajudam a evitar problemas como a constipação e hiperpermeabilidade intestinal.
Existem temas como constipação, fibra e hiperpermeabilidade intestinal que estão diretamente ligados ao intestino, um dos órgãos mais importantes do organismo que inclusive costuma ser chamado de segundo cérebro, pois a sua saúde influencia no bem-estar das pessoas.
O intestino é um órgão relativamente delicado e que depende dos hábitos da pessoa para o seu bom funcionamento, por isso que muito se fala sobre a importância da alimentação, o cuidado com o estresse e dentre outros comportamentos que influenciam a sua saúde.
Saiba mais sobre a constipação, fibra e hiperpermeabilidade intestinal.
A relação da constipação, fibra e hiperpermeabilidade intestinal com o Intestino
Muitas pessoas acreditam que as doenças relacionadas ao intestino são causadas exclusivamente pela má alimentação, porém é preciso entender que além de uma dieta inadequada existem outros fatores prejudiciais ao bom funcionamento do intestino.
Por exemplo, fatores ambientais e comportamentais como a poluição, o estresse e inclusive o mau funcionamento do sistema imunológico também podem prejudicar o seu funcionamento tendo em vista a sua influência na criação de desequilíbrios biológicos que abrem as portas do intestino ao crescimento desordenado de fungos, bactérias e entre outros invasores.
A partir disso o intestino fica danificado podendo desenvolver distúrbios ou doenças inflamatórias intestinais, como é o caso da constipação e hiperpermeabilidade intestinal.
Mas, como dito antes, existem maneiras de evitar esses problemas e a alimentação é uma delas. Uma dieta equilibrada com alimentos ricos em fibra pode evitar diversos problemas, por isso é necessário buscar o equilíbrio entre os hábitos diários.
A importância da fibra para a saúde Intestinal
A fibra pode ser encontrada em diferentes alimentos, como as frutas, verduras, legumes e cereais. Ela é considerada um importante nutriente para a alimentação diária e ao ser consumida em quantidades adequadas pode ajudar a regular o intestino.
O seu papel no organismo não é apenas controlar a compulsão alimentar das pessoas, como muitos acreditam, mas trabalhar diretamente no equilíbrio intestinal preservando a microbiota intestinal para evitar o seu desequilíbrio que, aliás, poderia causar problemas como a constipação e a hiperpermeabilidade intestinal – problemas que afetam a saúde e bem-estar.
Entenda o que é a Constipação e a Hiperpermeabilidade Intestinal
A constipação intestinal, também conhecida como intestino preso, é basicamente um problema que provoca dificuldades de evacuação, evacuação incompleta ou fezes petrificadas.
Isso acontece na maioria dos casos por conta da má alimentação e, além dos problemas com a evacuação, a constipação também pode levar a pessoa a ter desconfortos no abdômen, sensação de inchaço, gases, irritabilidade e inclusive distúrbios digestivos.
Já a hiperpermeabilidade intestinal, ou síndrome do intestino hiperpermeável, é uma condição que desestabiliza a proteção natural do intestino deixando-o “solto”. Ou seja, essa condição pode fazer com que ele elimine elementos que são necessários ao funcionamento do corpo.
Essa síndrome pode ser provocada pela má alimentação, estresse, deficiências nutricionais e uma série de outros problemas que a levam desenvolver sintomas como cólicas abdominais, depressão, ansiedade, alteração das funções intestinais, excesso de indisposição e outros.
Vale ressaltar que ambas as condições podem afetar diretamente a saúde da pessoa, mas com uma alimentação balanceada é possível evitá-las ou inclusive tratá-las com auxílio de medicamentos ou outros protocolos sugeridos pelo médico especialista.
Procure orientação de um médico
A saúde intestinal é essencial para uma vida saudável e equilibrada, portanto converse com o seu médico e inicie novos hábitos alimentares com refeições ricas em fibra que ajudam a evitar não apenas a constipação e hiperpermeabilidade intestinal, mas outros problemas intestinais.
Com ações preventivas você não evita apenas as doenças que afetam o intestino, mas qualquer outro problema que interfira em sua qualidade de vida. Portanto, cuide-se.