A glutamina é um aminoácido não-essencial que pode auxiliar no processo de ganho de massa muscular por servir como “fonte de energia” às células do tecido muscular.

Muitas pessoas conhecem a glutamina apenas como um suplemento alimentar que auxilia o organismo no transporte de nitrogênio através da corrente sanguínea para as células dos músculos, o que consequentemente promove um maior ganho de massa muscular.

E de fato a glutamina pode ser encontrada como suplemento, porém é preciso entender que ela é um aminoácido não-essencial, isto é, o próprio organismo pode sintetizá-la.

Nesse caso, o uso da glutamina como suplemento deve ser feito com cautela considerando todas as necessidades do seu organismo, principalmente as recomendações do seu médico.

Saiba mais no texto o que é a glutamina e quais são os seus benefícios.

 

O que é Glutamina?

Como dito antes, a glutamina é um aminoácido não-essencial que possui diversas funções consideradas imprescindíveis ao bom funcionamento do organismo, como o fato de ser a principal responsável por transportar a amônia e nitrogênio entre os tecidos do corpo.

Além disso, esse aminoácido também está relacionado a produção de energia do organismo colaborando diretamente com o sistema imunológico e com a melhora da função intestinal.

Aliás, vale ressaltar que a glutamina é considerada uma das fontes de energia preferidas das células intestinais, também conhecidas como “enterócitos”. Logo, quando ela é consumida por via oral (não sendo produzida naturalmente) ela praticamente não chega à corrente sanguínea.

A relação da Glutamina com os Músculos

Os amantes de esportes provavelmente já ouviram falar da glutamina ou inclusive chegam a consumi-la diariamente como suplemento alimentar para garantir a sua ação potencializada.

Isso acontece pelo fato de a glutamina colaborar com o aumento da massa muscular do corpo.

Para entender a relação da glutamina com o ganho de massa muscular é preciso pensar no desgaste do organismo que os praticantes de atividades físicas sofrem ao realizar exercícios de alta intensidade. Esse desgaste é causado pelo catabolismo – a queimação muscular.

Isso acontece pelo fato de a glutamina colaborar com o aumento da massa muscular do corpo.

Para entender a relação da glutamina com o ganho de massa muscular é preciso pensar no desgaste do organismo que os praticantes de atividades físicas sofrem ao realizar exercícios de alta intensidade. Esse desgaste é causado pelo catabolismo – a queimação muscular.

Essa queimação muscular ocorre através da quebra de algumas substâncias, incluindo nutrientes, para o corpo obter energia, mas quando esses nutrientes não são repostos o tecido muscular pode ser afetado, não se recuperando. Logo, o processo de hipertrofia é atrapalhado.

Com a glutamina esse processo é praticamente “sintetizado”, isso porque ela faz o transporte de nitrogênio para as células do tecido muscular gerando a energia necessária para o bom desempenho e performance do atleta, como também para o aumento da massa muscular.

Os benefícios da Glutamina

Além de garantir um maior desempenho e performance dos praticantes de atividades físicas, a glutamina também pode oferecer outros benefícios para o organismo, como:

  • contribui na construção de proteínas;
  • auxilia na recuperação muscular;
  • melhora a resistência dos músculos;
  • melhora o sistema imunológico;
  • auxilia na boa saúde intestinal.

Como funciona a suplementação da Glutamina?

A suplementação da glutamina não deve ser feita por qualquer pessoa. Ela é apropriada às pessoas que realizam atividades físicas de média e alta intensidade ou de acordo com as recomendações do médico para potencializar algum processo realizado pelo organismo.

De qualquer forma, esse tipo de suplementação funciona como uma acréscimo de glutamina ao organismo e, como dito antes, quando consumida via oral cerca 80% é administrada pelas células intestinais e apenas o restante é distribuído ao organismo pela corrente sanguínea.

Vale ressaltar que essa suplementação pode ser feita por meio de suplementos alimentares que podem estar misturados com outros aminoácidos necessários ao organismo ou por meio da alimentação ao consumir itens ricos em aminoácidos, como carne, leite, soja, ovo e outros.

Converse com o seu médico sobre a Glutamina

A glutamina tem um papel fundamental no organismo, mas ela não deve ser suplementada de forma irresponsável tendo em vista o risco de afetar a sua saúde. Por isso, se deseja alcançar os seus benefícios, certifique-se de consultar o seu médico e seguir as suas orientações.