A insônia é um distúrbio do sono que pode ocorrer por diferentes motivos e se não for tratado adequadamente pode gerar consequências para a saúde.

 

A insônia é considerada um dos distúrbios mais comuns relacionados ao sono que pode afetar pessoas de todas as idades prejudicando não apenas a sua qualidade de vida como a saúde.

De acordo com dados da Associação Brasileira do Sono (ABS) estima-se que cerca de 73 milhões de brasileiros sofram de insônia por motivos como uso de medicamentos, alimentação desregrada, estresse, transtornos mentais, neurológicos ou hormonais e assim em diante.

Esse distúrbio pode afetar a saúde de diversas formas por prejudicar o funcionamento do organismo por isso é necessário descobrir a causar a fim de encontrar um tratamento eficiente.

Saiba mais no texto como a insônia afeta a sua saúde e os potenciais tratamentos.

 

O que é Insônia?

A insônia pode ser descrita como um distúrbio do sono cuja pessoa fica incapaz de conciliá-lo de forma saudável podendo manifestar-se em períodos variados como o período inicial e final.

No período inicial, a insônia se manifesta antes mesmo da pessoa conseguir dormir fazendo com que ela demore horas para pegar no sono. Já no período final a insônia se manifesta durante o próprio sono – quando desperta do sono profundo e não consegue voltar a dormir.

Ambos os períodos são prejudiciais à saúde, mas vale ressaltar que a insônia também pode se manifestar de outra forma, conforme tem se observado nos consultórios médicos.

Ela pode se manifestar no pós-sono fazendo a pessoa perceber que o seu sono não foi reparador e por isso se sente cansada, dolorida e sem energia para realizar as suas tarefas.

 

As possíveis causas da Insônia

A insônia pode ser manifestada por diferentes motivos, mas entre os comuns estão os fatores que provocam problema psicológicos, como por exemplo, o estresse, ansiedade e depressão.

Também existem fatores hormonais que provocam desequilíbrio no organismo e afetam o seu funcionamento podendo desencadear outros problemas na saúde. Além disso, a insônia também pode ser causada pelos hábitos não saudáveis com a alimentação e exercícios físicos.

 

Outros fatores que podem levar às pessoas a terem insônia, são:

  • Ter hábitos de sono ruins;
  • Mudar a rotina;
  • Uso de álcool e nicotina;
  • Ingestão de cafeína em demasiado;
  • Dores crônicas;
  • Uso de medicamentos.

 

Os tratamentos para Insônia

O tratamento da insônia varia com a causa do problema por isso que é importante consultar um médico ao perceber os sintomas que indicam a existência do distúrbio como a dificuldade para dormir ou voltar a dormir; acordar com a sensação de cansaço, mente agitada e assim em diante.

Mas na maioria dos casos o tratamento pode ser feito com a mudança de hábitos diários cuja pessoa precisa começar a priorizar uma alimentação equilibrada e saudável como também praticar atividades físicas, meditar e até mesmo tentar ler um livro antes de se deitar.

Outros tratamentos que costumam ser recomendados é o uso de medicamentos se comprovado problemas graves que afetam o sono e inclusive a mudança de comportamento.

Essas mudanças devem estar relacionadas a necessidade de criar uma rotina que estimule o sono, como por exemplo, tomar um banho relaxante, diminuir a luz do quarto, evitar o uso de eletrônicos antes de se deitar e não ingerir bebidas energéticas como o café e entre outros.

 

Cuide da Insônia, evite transtornos em sua saúde

Quando a insônia se torna um problema recorrente ela pode afetar a saúde de diversas formas, como por exemplo, aumentar as chances de sofrer com ansiedade, estresse e até mesmo de desenvolver doenças cardiovasculares, obesidade mórbida, hipertensão arterial e outros.

Portanto, procure ajuda médica ao observar a insônia e faça tratamentos específicos a isso.

Agende uma consulta e cuide da sua saúde.