O que é Ocitocina e quais são os seus benefícios?

Conhecida popularmente como “hormônio do amor”, a ocitocina tem a capacidade de mudar determinados comportamentos por estimular o desenvolvimento de emoções, como a empatia, generosidade, calma, apego, amor e entre outros que favorecem as interações sociais.

Esse hormônio é produzido diretamente no cérebro, mais precisamente no hipotálamo, e passa a ser liberado no organismo através da neuro-hipófise que é composta por vários aminoácidos e se responsabiliza pelo processo de armazenamento e expulsão dos neuros hormônios.

O interessante da ocitocina é que ela não tem a capacidade apenas de favorecer as relações das pessoas por estimular comportamentos positivos, mas agir em outros processos do organismo que beneficiam a saúde e melhoram a sensação de bem-estar.

Saiba mais quais são os benefícios da ocitocina no texto.

Conheça os principais benefícios oferecidos pela Ocitocina

O fato de a ocitocina ser um hormônio produzido no cérebro e compartilhado pelo organismo através da neuro-hipófise faz com que ele influencie diferentes funções do organismo, além de sensações que influenciam comportamentos, como a empatia, amor, felicidade e entre outros.

De forma geral, a ocitocina também pode proporcionar benefícios, como:

 

  1. Facilitar o Trabalho de Parto

A ocitocina tem a capacidade de facilitar o parto , pois ela estimula a contração do útero de forma ritmada, o que consequentemente faz com que o corpo tenha mais “facilidade” no trabalho do parto. Inclusive, a ocitocina sintética é usada para induzir o parto.

  1. Melhorar o processo de Amamentação

Quando o bebê faz a sucção do leite na mama ele estimula a produção da ocitocina. No caso, essa sucção envia impulsos elétricos ao cérebro que liberam o neurotransmissor pela corrente sanguínea e faz com que ele chegue às glândulas mamárias empurrando o leite pelos ductos.

  1. Aumenta o prazer sexual

Outro benefício da ocitocina é o aumento do prazer sexual, pois durante o sexo o hormônio é liberado pelo organismo gerando contrações uterinas na mulher que favorecem o orgasmo, enquanto nos homens ela gera contrações dos ductos seminais que levam a ejaculação.

  1. Alivia o estresse e a ansiedade

Um dos principais benefícios do hormônio ocitocina é o equilíbrio de emoções e humor que ajudam a diminuir o estresse, como também evitar os efeitos prejudiciais da ansiedade, pois ele também tem efeito calmante – indo contra os efeitos do cortisol, o hormônio do estresse.

  1. Melhora a capacidade de armazenar memórias

O que poucas pessoas sabem é que a ocitocina também pode auxiliar no armazenamento de lembranças, tendo em vista a sua ação em partes específicas do cérebro que favorecem o registro de diferentes experiências – logo, ela também pode fixar memórias negativas.

Entenda como ocorre a produção da Ocitocina

O interessante do hormônio ocitocina é que ele não é produzido apenas naturalmente através do hipotálamo (parte do diencéfalo que se situa na base do cérebro). Pelo contrário, existem maneiras de aumentar o nível do hormônio no organismo através de fármacos, os “ocitócicos”.

Porém, vale ressaltar que esses fármacos costumam ser usados durante processos de parto ou amamentação, justamente por estimular ambas as ações de forma saudável e eficiente.

É claro que a ocitocina sintética também pode ser usada para solucionar outras questões, como a depressão, transtorno de ansiedade generalizada e fobia social, mas nesse caso é preciso conversar com o psiquiatra para identificar a possibilidade de usá-la.

Converse com o seu médico e verifique a possibilidade de suplementar o hormônio ocitocina através de métodos sintéticos que sejam considerados seguros e que vão ajudá-lo a ter dias mais positivos, além de alcançar todos os benefícios que foram citados ao longo do texto.