A metformina ou cloridrato de metformina é um princípio ativo antidiabético prescrito para o tratamento de pessoas que precisam não apenas controlar a taxa de açúcar no sangue, mas também melhorar a sensibilidade do organismo à insulina. Por isso seu uso não se restrige apenas a pessoas com diagnóstico de diabetes, mas também pessoas com diagnóstico de resistência insulinica.
Devido a essa finalidade, o cloridrato de metformina pertence à classe dos biguanides, um grupo de fármacos que tem ação anti-hiperglicêmica, porém que não afetam a liberação de insulina (hormônio responsável pelo controle do açúcar no sangue). Sendo assim, a metformina é amplamente prescrita pelos médicos, principalmente em casos de diabetes do tipo 2. Quando se trata de diabetes tipo 1, o medicamento é indicado somente como complemento da insulinoterapia.
Como a metformina age?
O tratamento com a metformina funciona reduzindo a produção de glicose, ou seja, inibindo os processos bioquímicos chamados de gliconeogênese e glicogenólise, que são responsáveis pelo acúmulo de glicose que o organismo não utilizou, diretamente nos tecidos do fígado. Além disso, o medicamento também é capaz de retardar a absorção de glicose, para que as taxas adequadas sejam mantidas no organismo.
O cloridrato de metformina garante um melhor aproveitamento do açúcar, aumentando a eficiência da insulina.
Prescrição
A metformina não é um medicamento de uso controlado, mas não deixa de ser um medicamento que só deve ser ingerido com prescrição médica, conforme as necessidades de cada paciente. Isso porque encontra-se doses de 500mg, 850mg e 1g, podendo ser indicada uma vez ao dia, pela manhã, ou duas vezes ao dia que, geralmente, é pela manhã e à noite.
É importante destacar que o limite diário de doses de metformina é de 2.500mg, mais um motivo para não iniciar o tratamento sem que seja orientado por um médico.
A metformina pode causar efeitos colaterais?
Quando o paciente segue a posologia correta, é bastante raro que surjam efeitos colaterais, mas quando ocorre, podemos citar náuseas, enjoo, diarreia e gosto metálico na boca. Estes sintomas podem ocorrer nos primeiros dias de tratamento, mas se notar que são persistentes, é importante comunicar o médico.
Metformina emagrece?
É verdade que os pacientes que iniciam o tratamento com metformina, normalmente, apresentam perda de peso. Isso acontece porque o medicamento torna a ação da insulina mais eficiente no organismo, fazendo com que ela não se acumule no sangue. Mas o que isso significa? A insulina é o hormônio que, além de controlar a taxa glicêmica, também aumenta a formação de gordura, com a sua ação eficiente ela não intensifica a produção de gordura, logo, ajuda na perda de peso.
Contudo, é importante frisar que não se trata de um medicamento para emagrecer, como citamos, o emagrecimento acontece de forma natural e é muito relativo de paciente para paciente, mas em hipótese alguma um indivíduo sem o diagnóstico de diabetes deve iniciar um tratamento sem a prescrição e acompanhamento de um médico.